Questões comentadas
1 - (FGV – OAB – XXX Exame / 2019) Pedro, proprietário de fazenda com grande diversidade florestal, decide preservar os recursos ambientais nela existentes, limitando, de forma perpétua, o uso de parcela de sua propriedade por parte de outros possuidores a qualquer título, o que realiza por meio de instrumento particular, averbado na matrícula do imóvel no registro de imóveis competente.
Assinale a opção que indica o instrumento jurídico a que se refere o caso descrito.
A) Zoneamento Ambiental.
B) Servidão Ambiental.
C) Área Ambiental Restrita.
D) Área de Relevante Interesse Ecológico.
Comentários:
Nos termos do art. 9º-A, da Lei n.º 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente:
Art. 9º-A. O proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do Sisnama, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental. (grifo nosso).
Deste modo, em consonância com o enunciado e com o dispositivo devemos assinalar que o instrumento jurídico é: Servidão Ambiental.
Gabarito: Letra B
2 - (FGV – OAB – XXI Exame / 2016) O Governo Federal, tendo em vista a grande dificuldade em conter o desmatamento irregular em florestas públicas, iniciou procedimento de concessão florestal para que particulares possam explorar produtos e serviços florestais. Sobre o caso, assinale a afirmativa CERTA.
A) Essa concessão é antijurídica, uma vez que o dever de tutela do meio ambiente ecologicamente equilibrado é intransferível a inalienável.
B) Essa concessão, que tem como objeto o manejo florestal sustentável, deve ser precedida de licitação na modalidade de concorrência.
C) Essa concessão somente é possível para fins de exploração de recursos minerais pelo concessionário.
D) Essa concessão somente incide sobre florestas públicas estaduais e, por isso, a competência para sua delegação é exclusiva dos Estados, o que torna ilegal sua implementação pelo IBAMA.
Comentários:
Alternativa A. ERRADA. A concessão florestal não é antijurídica. Ela é instrumento econômico de proteção ambiental.
Alternativa B. CERTA. A questão explora o tema concessão florestal, conforme art. 13, § 1º, da Lei nº 11.284/2006, temos que “as licitações para concessão florestal serão realizadas na modalidade concorrência e outorgadas a título oneroso”. Portanto, a concessão descrita pelo caput da questão deve ser precedida de licitação na modalidade concorrência: Essa concessão, que tem como objeto o manejo florestal sustentável, deve ser precedida de licitação na modalidade de concorrência.
Alternativa C. ERRADA. Nos termos do art. 16, parágrafo 1º, da Lei nº 11.284/2006 diz ser vedada a concessão florestal para exploração de recursos minerais.
Alternativa D. ERRADA. Essa concessão incide sobre todas as florestas públicas, sendo possível sua implementação por todos os órgãos do SISNAMA, consoante o art. 18 da Lei nº 11.284/2006. Segundo esse dispositivo, a licença prévia para uso sustentável da unidade de manejo será requerida pelo órgão gestor, mediante a apresentação de relatório ambiental preliminar ao órgão ambiental competente integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA.
Gabarito: Letra B
3 - (CESPE – OAB – Exame / 2008) São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente
I o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental e o zoneamento ambiental.
II a avaliação de impacto ambiental e o licenciamento e a revisão de atividades efetivamente ou potencialmente poluidoras.
III os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo poder público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas.
Assinale a opção CERTA.
A) Apenas os itens I e II estão certos.
B) Apenas os itens I e III estão certos.
C) Apenas os itens II e III estão certos.
D) Todos os itens estão certos.
Comentários:
Nos termos do art. 9 da Lei nº 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, temos quais são os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. No caso em tela, todos os incisos são reproduções do artigo referido, conforme reprodução:
Art. 9º - São instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente:
I - o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental; (Item I CERTO)
II - o zoneamento ambiental; (Item I CERTO)
III - a avaliação de impactos ambientais; (Item II CERTO)
IV - o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; (Item II CERTO)
V - os incentivos à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; (Item III CERTO)
VI - a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público federal, estadual e municipal, tais como áreas de proteção ambiental, de relevante interesse ecológico e reservas extrativistas; (Item III CERTO)
Portanto, todos itens estão certos pois estão presentes no art. 9º da PNMA.
Gabarito: Letra D