Questões comentadas
1 - (VUNESP – PC-SP – Delegado de Polícia /2014) No Direito pátrio, o sistema que vige no processo penal é o:
A) inquisitivo formal.
B) acusatório formal.
C) inquisitivo.
D) inquisitivo unificador.
E) acusatório.
Comentários:
No sistema inquisitivo formal não existe separação entre os órgãos de acusação e defesa. Portando, não é o sistema adotado por nossa legislação. Ademais, o sistema acusatório formal é bifásico, ou seja, existe uma fase preliminar com os elementos do sistema inquisitivo, e depois a fase de julgamento onde então surgem as características do sistema acusatório. Ainda, como acabamos de estudar, o nosso sistema também não é o inquisitivo. Como vimos, o sistema adotado conforme a doutrina dominante é o acusatório, considerando que a sua principal característica é a separação entre órgão acusador e órgão julgador.
Gabarito: Letra E
2 - (FGV – OAB – XI Exame / 2013) Em um processo em que se apura a prática dos delitos de supressão de tributo e evasão de divisas, o Juiz Federal da 4ª Vara Federal Criminal de Arroizinho determina a expedição de carta rogatória para os Estados Unidos da América, a fim de que seja interrogado o réu Mário. Em cumprimento à carta, o tribunal americano realiza o interrogatório do réu e devolve o procedimento à Justiça Brasileira, a 4ª Vara Federal Criminal. O advogado de defesa de Mário, ao se deparar com o teor do ato praticado, requer que o mesmo seja declarado nulo, tendo em vista que não foram obedecidas as garantias processuais brasileiras para o réu. Exclusivamente sobre o ponto de vista da Lei Processual no Espaço, a alegação do advogado está correta?
A) Sim, pois no processo penal vigora o princípio da extraterritorialidade, já que as normas processuais brasileiras podem ser aplicadas fora do território nacional.
B) Não, pois no processo penal vigora o princípio da territorialidade, já que as normas processuais brasileiras só se aplicam no território nacional.
C) Sim, pois no processo penal vigora o princípio da territorialidade, já que as normas processuais brasileiras podem ser aplicadas em qualquer território.
D) Não, pois no processo penal vigora o princípio da extraterritorialidade, já que as normas processuais brasileiras podem ser aplicas fora no território nacional.
Comentários:
As normas de processo penal são tidas como expressão de soberania, e, portanto, só pode ser aplicada no país que as editou. Ainda, tais normas processuais aplicam-se somente no território nacional. Por fim, no processo penal vigora o princípio da territorialidade.
Gabarito: Letra B
3 - (VUNESP – PC-SP – Delegado de Polícia /2014) A lei processual penal
A) tem aplicação imediata, sem prejuízo dos atos realizados sob a vigência de lei anterior.
B) somente pode ser aplicada a processos iniciados sob sua vigência.
C) tem aplicação imediata, devendo ser declarados inválidos os atos praticados sob a vigência de lei anterior.
D) tem aplicação imediata, devendo ser renovados os atos praticados sob a vigência da lei anterior.
E) é retroativa aoatos praticados sob a vigência de lei anterior.
Comentários:
Conforme o artigo 2º do CPP “A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior”. Ainda, conforme a redação do artigo 2º do CPP a lei processual penal poder ser aplicada aos processos em andamento também.
Importante destacar, também, que os atos praticados sob a vigência de lei anterior são considerados válidos.
Ademais, em relação à aplicação da lei processual penal, não haverá necessidade de renovar os atos já praticados. Por fim, ainda em relação à aplicação da lei processual penal, não haverá retroatividade, mas será aplicada a partir de sua vigência.
Gabarito: Letra A