4.5. Etapas da Despesa Pública
Questões comentadas
1 - (FGV – DPE-RJ - Técnico Superior Especializado - Economia / 2019) O estágio da execução da despesa no qual são identificados, em documento próprio, o nome do credor, a especificação do credor e a importância da despesa, bem como os demais dados necessários ao controle da execução orçamentária, é o(a):
A) fixação;
B) licitação;
C) empenho;
D) liquidação;
E) lançamento.
Comentários:
É na “nota de empenho” que ocorre a indicação do nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria (art. 61, da Lei nº 4.320/64).
Gabarito: letra C
2 - (FCC – TRE-SE – Analista Judiciário - Área Administrativa / 2015) Considere os seguintes atos administrativos:
I. O TRE/SE planejou a compra de computadores.
II. Após obedecidos os tramites legais, foi definido o fornecedor.
III. Foi emanado ato por autoridade competente que criou para o TRE/SE a obrigação de pagamento.
IV. Foi verificado o direito adquirido pelo credor, tendo por base a nota fiscal de fornecimento dos computadores, comprobatória do respectivo crédito.
V. Foi exarado despacho por autoridade competente, determinando o pagamento da despesa.
A fase da despesa conhecida como “liquidação” ocorreu no ato especificado no item
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.
Comentários:
Na fase de liquidação temos a verificação do direito adquirido do credor, tendo por base a nota fiscal de fornecimento dos computadores, comprobatória do respectivo crédito – item IV.
Gabarito: letra D
3 - (FCC – MPE-PB – Auditor de Contas Públicas / 2015) O setor de contabilidade de uma Prefeitura do Estado da Paraíba verificou que houve o direito adquirido por um credor com base em documentos que comprovam o respectivo crédito. Essa fase da despesa é denominada
A) precatório.
B) empenho.
C) liquidação.
D) pagamento.
E) baixa contábil.
Comentários:
O direito adquirido do credor receber pelo o que foi contratado com a Administração Pública ocorre na liquidação, que é o estágio da despesa que há a “verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito” (art. 63, da Lei nº 4.320/64).
Gabarito: letra C